O QUE É ACUPUNTURA TRADICIONAL?

A acupuntura é uma forma de tratamento desenvolvido cerca de 3000 anos atrás. Define a "saúde" como um estado de harmonia entre o corpo e seu ambiente interno e externo. Quando tal harmonia existe, o organismo é dito estar em equilíbrio.

A doença surge quando existe um desequilíbrio ou bloqueio que inibe os mecanismos homeostáticos do corpo.

Usando o sistema meridiano de caminhos, todas as partes do corpo são unificadas. Ao estimular pontos específicos ao longo destes caminhos, a acupuntura pode ser usada de forma sintomática ou constitucional para produzir as mudanças fisiológicas necessárias para restaurar o equilíbrio e efetuar uma resposta de cura.

  Existem várias maneiras de mover qi  (energia) e xue (sangue) no corpo, proporcionando excelentes resultados com agulhas ou com o laser. A pesquisa moderna proporcionou novas oportunidades para tratamentos de acupuntura que não existiam anteriormente, incluindo a acupuntura a laser.

        Praticada amplamente em toda a Europa e Ásia e está ganhando popularidade rapidamente nos Estados Unidos e Brasil.

          Decidir qual o tipo de Laser a utilizar, como usá-lo e a experiência clinica do acupunturista com agulhas é que determina o sucesso ou insucesso de seu tratamento a Laser.

 

  O QUE É ACUPUNTURA A LASER?

Acupuntura a laser utiliza exatamente os mesmos princípios e leis que a acupuntura tradicional, mas tem vantagens positivas sobre o uso de agulhas convencionais sendo:

  • Asséptico
  • Não invasivo
  • Laserpuntura ou Acupuntura a Laser é indolor, portanto, é mais suave para uso em crianças, sensíveis, nervosas ou idosas.  Esta é uma ótima maneira para clientes que possuem fobia com agulhas, pernas varicosas, crianças.
  • Não há efeitos colaterais reportados

      A maioria dos pacientes não sente nada durante a acupuntura a laser. Ocasionalmente, ouço falar de pacientes que sentem algo, mas não é algo que eles podem descrever muito bem. Eu acredito que eles estão sentindo uma mudança energética em seu corpo. Alguns até descrevem uma sensação energética que se propaga ao longo do meridiano a ser tratado.

      A acupuntura a laser também é tão eficaz quanto a acupuntura com agulha para uma variedade de problemas. A eficácia é melhorada porque a acupuntura a laser permite que você trate pontos que, de outra forma, você não poderia tratar, devido à idade, sensibilidade ou medo do paciente e profundidade no caso de lesões.


COMO É REALIZADA A ACUPUNTURA A LASER?

          A parte mais difícil é decidir os pontos corretos para tratar e conhecer o tipo correto de laser a ser usado. O tratamento pode ser nos pontos de acupuntura e então chamado de acupuntura a laser ou em outros pontos chamado de TERAPIA A LASER OU LASER TERAPÊUTICO. 

          Porque a acupuntura trata todos como um indivíduo completo, sem generealizar. O atendimento Inicial toma a forma de um histórico detalhado(anamnese), seguido de tomada de pulso (em ambos os pulsos) e um diagnóstico de língua, para coletar a maior quantidade possível de informações. Todo paciente é tratado como um indivíduo completo e os tratamentos são feitos sob medida para necessidades específicas.São selecionados pela terapeuta, durante a anamnese, pontos que farão parte do protocolo de seu tratamento. Após esta seleção será aplicado o laser em cada ponto. É rápido o atendimento. Estamos falando segundos em comparação com o tempo de retenção da agulha, que pode ser de 20 a 30 minutos.

          O atendimento pode ter um tempo maior nos casos em que o cliente faça o opção de receber alem da ACUPUNTURA A LASER a  LASER TERAPIA (LASER TERAPÊUTICO)Vem pontos de inflamação ou dor, FOTOHEMOTERAPIA E TDP.  

          Dependendo da potência e do tipo de laser a ser utilizado, geralmente você vai receber tratamento 15 a 60 segundos por ponto, dependendo do tipo de laser utilizado. Os pontos que requerem agulhas mais profundas, como as pernas e o tronco, podem precisar de tempos de tratamento mais longos. Orelhas, mãos e pés requerem menos tempo de tratamento.

 O atendimento em ACUPUNTURA  A LASER leva no máximo 15 minutos.


CONSIDERAÇÕES DE SEGURANÇA

          Alguns LASERS requerem o uso de óculos de segurança. Um monte de lasers usados ​​na acupuntura não precisam de óculos porque são lasers Classe IIIa. Estes são considerados seguros para os olhos porque o reflexo do piscar é rápido o suficiente para evitar qualquer dano à retina. LASERS com maior potência  requerem óculos de segurança tanto para o praticante como para o paciente.

          Independentemente do tipo de laser , nunca deve ser usado diretamente nos olhos. Além disso, mesmo com um laser Classe, você nunca deve olhar diretamente para a feixe ou mesmo o ponto na pele. Na verdade, se a pele estiver intacta, é uma boa idéia ter a ponta do laser realmente tocando a pele para minimizar a dispersão da luz ou a reflexão da luz - o que diminui a possibilidade de um raio refletivo causando danos aos olhos.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO:

          Não ha riscos de contaminação pois não ha perfuração da pele

TIPO DE LASER

  • Comprimento de onda: refere-se à cor do laser e é medido em nanômetros (nm). Na extremidade alta do espectro de cores, encontramos violeta e ultravioleta na faixa de 400 nm. Na extremidade baixa do espectro, encontramos luz infravermelha a 700 nm e acima. Os comprimentos de onda comuns de acupuntura são vermelhos, na faixa de 635-650 nm. Outras cores que você pode encontrar disponíveis são azul, ultravioleta e verde. Diferentes comprimentos de onda têm diferentes aplicações.
  • Saída: refere-se ao poder ou ao brilho do feixe, medido em miliários (mW). Mais comumente, você encontrará 5 mW de lasers para acupuntura - que são classificados como IIIa de acordo com o FDA. Embora esses laser tenham uma potência de baixa potência, eles funcionam bem para a acupuntura.



COMPARAÇÕES DE COMPRIMENTO DE ONDA






635 nM (Vermelho) 

O mais comum





  • O mesmo comprimento de onda produzido dentro das células do corpo, por isso é biologicamente compatível com o corpo.
  • Efeito estimulante: aumenta a produção de ATP na célula.
  • Efeito de TONIFICAÇÃO em um ponto de acupuntura.

Há também vermelhos na faixa de 650 a 670 nm, que são ponteiros laser que você compra em uma loja de suprimentos de escritório para apresentações. Estes não são particularmente adequados para a acupuntura e não têm os mesmos efeitos biológicos que os laser de 635 nm.


 450 nM (Azul) 

NOVO no mercado



  • O anterior chamado azul era realmente um ultravioleta. O NOVO 450 nM é puro azul de safira.
  • SEDA ou acalma o canal. 
  • Não confunda isso com o violeta / ultravioleta 405 às vezes vendido como azul / roxo.



700 a 1000 nM 

Lasers infravermelhos




  • Penetração profunda.
  • Sem feixe visível.
  • Produza calor.
  • Tratamento profundo de feridas e tratamento da dor. 
  • Não para a acupuntura típica, embora alguns estudos tenham mostrado bons resultados. 


532 nM  (Verde)


  • Pobre penetração de comprimentos de onda verdes. 
  • Muito pouca pesquisa para provar taxas de sucesso.

QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DA SESSÃO?

          A consulta inicial pode demorar até 1 hora e meia, enquanto que os tratamentos de seguimento geralmente, se forem somente os pontos de ACUPUNTURA A LASER um pouco mais que 15 minutos. Dependendo do fator a ser tratado. 

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS?

          Não há um número definido de sessões ou intervalo de tratamento - cada cliente é avaliado de forma independente cada vez que são atendidos e o tratamento é administrado de acordo com a forma como ele respondeu a sessão anterior. Os problemas agudos ou de dor podem ser tratados com mais freqüência, digamos duas ou três vezes por semana, enquanto que os problemas crônicos podem ser tratados inicialmente semanalmente.

Referências

  1. Bjordal JM, Lopex-Martins RAB, Iversen VV. "Tendinite de Aquiles com medição de microdiálise das concentrações peritendinosas de prostaglandina E2". Br J Sports Med 40.1 (2006): 76-80.
  2. Butler A, Xi J, Cox T, Pope A, Randall D. Aliviando a dor na América. Washington: Instituto de Medicina, 2011.
  3. Ceccherelli F, Altafini L, Lo Castro G. Avila A, Ambrosio F, Giron GP. "Laser de diodo na dor miofascial cervical: um estudo duplo-cego versus placebo". Clin J Pain 5 (1989): 301-304.
  4. Lim W, Lee, S, Kim I, Chung M, Kim M, Lim H, Park J, Kim O, Choi H. "Os mecanismos anti-inflamatórios da irradiação de diodos emissores de luz de 635 nm em comparação com inibidores de COX existentes". Lasers Surg Med 39.7 (2007): 614-621.
  5. Quah-Smith I, Sachdev PS, Wen W, Chen X, Williams MA. "Os efeitos cerebrais da acupuntura a laser em indivíduos saudáveis: uma investigação de fMRI". PLoS ONE 5.9 (2010): e12619.
  6. Radmayr C, Schlager A, Studen M, Bartsch G. "Ensaio prospectivo randomizado usando acupuntura laser versus desmopressina no tratamento da enurese noturna". Eur Urol 40 (2001): 201-205.
  7. Pankratov S. "Meridians conduzem luz (em alemão)". Raun und Zeit 35,88 (1991): 16-18.
  8. Schlager A, Oferta T, Baldissera I. "A estimulação a laser do ponto de acupuntura PC reduz o vômito pós-operatório em crianças submetidas à cirurgia de estrabismo". Br J Anesth 81 (1998): 529-532.
  9. Zhou YC. "Um ensaio clínico avançado com anestesia por acupuntura a laser para pequenas operações na região facial de oroxmaxillo". Lasers Surg Med 4 (1984): 297-303.
  10. Curso Laserterapia Ricardo Trajano. Braszil